BANDEJA ARVORE DA VIDA

Olá a todos, bom dia!

O dia amanheceu bonito aqui em São Paulo, embora o tempo seco típico do inverno deixe o ar bem poluído… Mas está sol, o céu está azul e isso tudo inspira cor. Por isso mesmo hoje eu trouxe uma sugestão bem colorida, a bandeja que fiz para o Prêmio Artesão do Ano:


Bandeja “Árvore da Vida”

Esse trabalho é uma variação das minhas pinturas em tela sobre fundo preto. Na verdade, é a própria técnica, sem nenhuma modificação e com os mesmo materiais. Na parte da frente eu pintei uma árvore estilizada com todos os elementos que eu gosto de usar em meus trabalhos: círculos, corações, flores, borboletas…


Parte de trás da bandeja

E na parte de trás eu pintei círculos em tons de azul, amarelo e laranja.

A bandeja em MDF foi pintada com tintas acrílicas para telas, que é bem diferente da tinta acrílica decorativa. É uma tinta mais pastosa, consistente, com acabamento semi-brilho. Para fazer, basta seguir os passos abaixo.


Mais de perto…

Passo a passo:

– Limpar bem a peça e remover o pó. Em geral as peças de MDF não precisam ser lixadas, mas se for necessário, lixe-a para retirar rebarbas ou imperfeições.
– Aplicar uma demão de tinta na cor preta, com rolinho de espuma. Se for difícil aplicar nos cantos, podemos utilizar um pincel. Deixe secar por cerca de 1 hora e aplique uma segunda demão. Ao aplicar a tinta com o rolinho, a superfície ficará com uma certa textura, o que é esperado nessa técnica.
– Deixe secar bem e faça o desneho a mão liver com um lápis pastel branco, ou transfira um desenho desejado com um carbono branco.
– Comece a pintar os motivos, sempre utilizando as tintas acrílicas para telas puras, sem diluir, com um pincel seco, raspando as tintas na peça e sem cobrir completamente o fundo preto.
– Deixe secar por uns 30 minutos e faça o contorno com a tinta branca. Você pode utilizar tonta Relevo 3D,q ue já vem na bisnaga, ou colocar tinta acrílica decorativa brilhante em uma bisnaga do kit fine linner, bisnaga mais ponteira metálica, que deixa o traço mais fino (foi o que fiz). O contorno define os motivos e serve para fazer os detalhes também. Aguarde secagem completa por 24 horas sem tocar.


Detalhe da pintura


Mais um detalhe

Essa técnica do pincel seco faz com que a pintura fique com uma certa textura, realçando o contraste entre as cores e o fundo preto. E o grafitado, que é como chamo a técnica de contorno e grafismos com relevo, combina muito bem com essa pintura. E o melhor é que a tinta acrílica para telas é bem resistente, então a peça não precisa de nenhum acabamento, treminada e seca a pintura, está pronta!

Bom dia para vocês. E até amanhã!


7 comentários em “BANDEJA ARVORE DA VIDA”

    1. Obrigada, Jacqueline, como escrevi para a Eni, acho que essa técnica é a minha mesmo… e adoro árvores. Então fica perfeito, né?
      Beijos!

  1. olá cris

    esta é uma técnica que quanto mais eu olho mais vontade eu tenho de observar pedacinho por pedacinho partes por partes e só uma artista como vc para fazer com tantos detalhes….e muiito capricho…..como todos mas este me facina muito……..que esta seja como sua familia cheia de vida ,amor e tudo de que há maravilhoso….bjks

    1. Obrigada, Eni, acho que essa pintura acabou ficando minha “marca registrada” mesmo, não? Muito obrigada pelas suas palavras bonitas. E beijos!

  2. Oi, Cirs!
    Linda peça! Que interessante… suas pinturas tem algo “só seu” e ao mesmo tempo, são tão bonitas de se ver, que passam a ser de “todos” … Filosófico, não?! Algo único e universal ao mesmo tempo.
    Adoro suas pinturas. Parabéns.
    Teka

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.