Conversa de estrada… e de corridas.

Final de semana passado, de sexta a domingo, fiz um dos passeios que mais gosto, viajei de moto (com meu marido pilotando) e uma turma de amigos pelas nossas estradas.

Acho que eu tenho um gosto especial por asfalto.
Além de ser apaixonada por corridas de rua, também adoro viajar de moto. Fico vendo o asfalto correr sob meus pé e a sensação é a melhor possível.

Até os sons dessas duas práticas me agradam: não há nada como o barulho de 15, 20 motos sendo ligadas, uma após a outra, e saindo pela estrada, assim como nada se compara ao som dos passos de milhares de corredores de rua quando iniciam uma prova, todos largando juntos.
Só experimentando para entender como é…

Essa viagem foi particularmente agradável porque fomos para a terra de minha mãe, Minas Gerais, uma das regiões mais bonitas de nosso país, que é igualmente bonito. E o melhor, dessa vez para um lado desse Estado que eu ainda não conhecia, para a cidade de Capitólio, na região da hidrelétrica de Furnas.

Na sexta feira dia 18/05 saímos bem cedo de São Paulo… ainda estava frio e havia até uma certa garoa, mas logo o tempo abriu e o dia ficou lindo, o clima perfeito, a paisagem maravilhosa…

Depois de 8 horas na estrada, entre asfalto correndo, pausas para comidinhas, paradas para abastecer e conversas com os amigos, chegamos ao nosso destino, um agradável hotel à beira de um dos lagos da região.

O sol já estava se pondo, o corpo cansado da viagem (sim, andar de moto é cansativo também, reconheço), mas aquela estradinha de terra com pedregulhos, o caminho desenhado com a vegetação e os morros a cada lado, tudo aquilo me chamava, me convidava a dar uma corridinha. Não era meu horário habitual de corrida (corro sempre pelas manhãs, bem cedo), a trilha era bem irregular, com muitas subidas e já estava ficando escuro, mas não pude resistir…

Sim, para o dia terminar perfeito eu precisava correr naquela trilha de cerca de 2km, que ia da estrada até o hotel.

Bem, correr em novas paisagens é outra coisa que adoro fazer, e então fui, mesmo pensando que correria num dia em que havia acordado muito cedo, quase sem descansado, passado 8 horas numa moto e pior, correria no final do dia, uma coisa que não faço nunca, nunca.

E vocês querem saber? Foi uma das melhores corridas que já fiz.
Foram apenas 40 minutos, quando terminei já estava ficando escuro e eu nem enxergava mais direito o chão, mas corri com prazer, ouvindo o som abafado dos meus passos no chão de terra, o coachar dos sapos e o barulhinho dos grilos, além do som que vinha de longe, dos caminhões e carros passando na estrada.

No dia seguinte, sábado, fizemos um passeio de escuna pelos lagos, e vimos muitas cachoeiras lindas, de água verdinha, e as montanhas e curiosos canyons formadas por camadas e mais camadas de pedra mineira. Tudo muito diferente e bonito.

A temperatura não subiu muito – na verdade até fazia um pouco de frio, mas, no animado grupo em que estávamos, teve gente que decidiu mergulhar. Eu, que não gosto nada de água fria, fiquei só apreciando a paisagem…

E depois do passeio de barco, novo passeio de moto, com pausa para almoçar.
Esse grupo em que estávamos chama-se Rota Gourmet. Organizado pelo jornalista Fernando Garcia, que além de apaixonado por motos também é fá de gastronomia, viaja pelo nosso país inteiro atrás de roteiros charmosos com comidas típicas para serem apreciadas. Então sempre há um almoço e um jantar especial, e sempre com alguma coisa típica da região.

Naquela região dos lagos o prato principal é peixe – afinal, a região é conhecida como a “praia de Minas”. E há, de fato, um clima praiano naquelas paradas… Tanto que até eu, que não como peixe, me animei e provei a tilápia, que, por sinal, estava maravilhosa. Mas minhas comidas preferidas em Minas são as mais básicas: pão de queijo, feijão tropeiro e os queijos maravilhosos que eles fazem. Muito bom!

Viajar em grupo é muito mais seguro e divertido.
Um exemplo? Uma coisa muito bacana desses passeios é quando chegamos, todas as motos, juntas, e paramos em algum local. Não há como não chamar a atenção de todos.

E assim foi, mais um dia lindo e agradável, mais uma corridinha no fim da tarde e terminamos o sábado jantando em uma pousada muito charmosa que fica à beira do lago também, de onde saímos com a escuna.

No domingo, dia 20, iniciamos nosso retorno no meio da manhã. Viemos com calma, parando para visitar Furnas, o mirante, tirar fotos, comprar queijos… Chegamos em São Paulo já bem tarde, à noite, cansados, mas felizes.

Viajar de moto é isso, a viagem é a viagem, ou seja, chegar não é o mais importante, fazer o caminho, pegar a estrada, percorrer cada quilômetro… isso sim é o que se quer.

É como na corrida de rua. Para uma pessoa como eu, apaixonada pela prática, pouco importa o tempo, a posição de chegada, a velocidade… o que eu busco mesmo é a sensação de correr cada passo, pé no asfalto, até completar o meu objetivo.

E por falar nisso, amanhã, domingo, dia 27 de maio, vou correr minha maior distância até agora, 30 Km. Eu já tinha me determinado a fazer essa corrida, e o data chegou. Depois conto para vocês como foi, ok?

Um ótimo final de semana a todos!